NOSSOS SERVIÇOS‎ > ‎

Acompanhamento psicoterapeutico de idosos, familiares e cuidadores de idosos com demência

 

A psicoterapia pode ser um forte aliado para os idosos com demência e seus familiares. Os quadros demenciais, especialmente a doença de Alzheimer trazem um grande sofrimento para o paciente e sua família.

Muitos acreditam que o idoso não percebe os sintomas da doença, mas isto não é verdade.

Em especial no início da doença, ele percebe alguns de seus sinais, principalmente a perda de memóriae se sente muito angustiado por não se lembrar de alguma coisa. A terapia pode ser um espaço onde ele possa falar de sua angústia, seu medo em relação ao futuro.

Com o avanço da doença os familiares são os que mais sofrem com as alterações de humor e lapsos de memória de seus queridos parentes. Eles precisam cuidar do idoso, mas também precisam garantir seu bem-estar pessoal. O psicólogo pode ser um profissional importante para a busca deste bem-estar, pois através da escuta das angústias, do sofrimento e da incerteza dos familiares frente ao estado de saúde dos “seus idosos”, ele pode ajudá-los a elaborar suas questões, aceitar a situação e buscar alternativas para minimizar o sofrimento do idoso e de todos envolvidos. Os familiares também podem buscar a psicoterapia para trabalhar suas questões pessoais e encontrar uma forma de lidar melhor com esta mudança na vida de seu familiar.

 
 
 
Fonte: Miranda, L. C. O idoso e sua família. Cuidar de idosos, 2008.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua Visconde de Pirajá, 111 / 211 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefones: 2137 3040 / 8204 6913