NOSSOS SERVIÇOS‎ > ‎

Reabilitação cognitiva do idoso com demência

 

A reabilitação neuropsicológica é um processo que desenvolve o melhor funcionamento cognitivo possível, para pessoas que tiveram algum grau de comprometimento cognitivo ou comportamental. As perdas cognitivas dentro

de um quadro demencial são irreversíveis na maioria das demências e o objetivo de um trabalho de reabilitação como esse é retardar a progressão da demência para que o idoso possa manter por um período maior certa autonomia de suas funções cognitivas.

O processo de reabilitação neuropsicológica é feito através de uma reestruturação cognitiva que visa promover a reconstrução de atividades da vida diária do paciente através da estruturação da rotina, inserindo novas atividades, ensinando o paciente a usar estratégias compensatórias ou ajudando-o a realizar antigas atividades de novas formas.

A reabilitação cognitiva visa trabalhar com as dificuldades cognitivas dos pacientes: problemas de memória, atenção, concentração, linguagem, planejamento, lentificação no raciocínio e no processamento de informações, etc.

Dentre as principais técnicas utilizadas pelo psicólogo para o trabalho de reabilitação neuropsicológica, podemos citar:

 - Treinamento cognitivo: exercícios de memória que podem melhorar de forma global o funcionamento mnéstico. 

 - Terapia de orientação de realidade: tem como princípio apresentar dados de realidade ao paciente de forma organizada e contínua, criando estímulos ambientais que facilitem a sua orientação.

 - Terapia de remotivação: tem como objetivo fazem com que os pacientes que estão em isolamento recuperem o interesse pelo ambiente, através de debates sobre temas cotidianos e atualidades, incentivando a formação de opiniões e a comuicação interpessoal.

 - Estratégias compesatórias: utilização de "ajudas externas" para amenizar os déficits de memória.

 - Técnicas para melhorar a estruturação do ambiente: tem como objetivo reduzir a angústia do paciente por parecer estar perdido dentro da sua própria casa.

 - Orientação e suporte psicológico aos familiares e cuidadores: muitas demências são irreversíveis, tornando-se assim uma doença não somente do paciente, mas também de familiares e cuidadores.

 Terapia assistida por animais: técnica que utiliza animais de estimação como ferramenta para a estimulação e reabilitação cognitiva.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Rua Visconde de Pirajá, 111 / 211 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefones: 2137 3040 / 8204 6913